Sistema de camadas pra você nunca mais passar frio!

Quando se pensa em fazer uma viagem para climas mais frios, muitas pessoas esquecem de pesquisar sobre as mínimas da região e vão sem se preparar adequadamente, o que resulta em tempo perdido, compras indesejadas e a sensação de que a viagem não foi tão boa assim.

Somos brasileiros, não estamos acostumados com temperaturas abaixo de zero, nem temos noção do frio que vamos sentir com a neve ou o vento de algumas regiões, e então, achamos que o frio que pagamos naquela viagem à Gramado ou Curitiba é parecido com o frio da Europa, América do Norte ou do extremo sul do continente americano em seus respectivos invernos, porém a coisa é muito diferente, o buraco é beeem mais embaixo, é de congelar os ossos. Por isso umas dicas sobre sistema de camadas vão cair bem pra planejar sua próxima viagem. Vamos lá!

Basicamente vamos falar de camadas que vão cobrir seu tronco, porém, vamos deixar claro que acessórios (gorro, cachecol , luvas e meias) são essenciais, além de calças e calçados especiais também.

Um sistema de camadas eficiente  normalmente é constituído de 3 peças:

Segunda pele

A primeira camada sempre precisa ser a segunda pele. Ela deve ser escolhida de acordo com a temperatura que você vai pegar. A segunda pele tem a função de reter o calor e transportar a umidade para fora do tecido, deixando sua pele seca.
Existem segundas peles mais grossas e outras mais finas, porém se atente à qualidade do tecido e à credibilidade do fabricante, para não comprar gato por lebre. Segundas peles para climas muito frios não são baratas e na maioria das vezes, são fabricadas com tecido importado. Gosto de indicar a X-Power da Solo, comprovadamente suficiente para climas muito frios, tipo, muito frios mesmo, abaixo dos 10°C negativos, para climas acima disso pode ser uma segunda pele mais fina, respeitando a regra das outras camadas e da qualidade da mesma.

Fleece ou jaqueta de gomo

A segunda camada quase sempre é formada por um fleece (soft, pile) ou uma jaqueta de gomo que pode ser de fibra sintética ou pluma de pato ou ganso. Essa é a camada que vai reter o calor do seu corpo com máxima eficiência juntamente com a segunda pele.
É também chamada “camada de aquecimento”, mesmo não sendo a responsável pelo aquecimento  e sim por reter o calor que é produzido pelo nosso corpo.
O Fleece é um material sintético que não contém algodão, sendo muito eficiente no transporte da umidade, com um toque muito gostoso e quentinho também.
Jaquetas de gomo de fibra sintética são ainda mais eficientes que as blusas de fleece, pois a evolução dessas fibras nos proporcionam filamentos ocos que acumulam ar e tem grande poder de retenção de calor, além de funcionarem quando úmidas também.
Já as jaquetas de Pluma de pato ou ganso têm a vantagem de ser muito leves e mais compactas, além de ter a melhor performance dos materiais para retenção de calor.
Um ponto fraco da pluma é a umidade, pois quando molhada ela perde a eficácia, voltando a funcionar novamente somente após seca.

Jaqueta impermeável

A terceira camada é a parte impermeável do traje, que pode ser uma jaqueta 3X1 ou triclimate (nesse modelo a segunda camada já vem acoplada) ou uma jaqueta simples impermeável ou impermeável e respirável, com capuz.
Hoje em dia existem modelos muito leves e muito eficientes que usam membranas impermeáveis e respiráveis e se tornam além de muito compactos, muito eficientes também.
Os modelos mais tradicionais podem ser resinados e por isso não têm capacidade de respirabilidade e em muitos casos não têm costuras seladas, o que compromete a performance do equipamento e em muitos casos se tornam inapropriados por não serem completamente impermeáveis.
Existem muitas opções de jaquetas impermeáveis, algumas muito leves, outras mais pesadas, outras mais compridas ou mais compactas, o que você precisa é saber se você vai precisar de mais impermeabilidade, de mais respirabilidade ou de mais retenção térmica, aí fica mais fácil de escolher.

Sempre compre equipamentos em lojas especializadas para não estragar sua aventura e não esqueça que nada  disso vai funcionar caso outras partes do seu corpo estejam frias ou molhadas, por isso friso a importância de calçados, calças e acessórios que também sejam eficazes nessas situações.

 

Erivelton Padilha
Proprietário