Consumir alimentos orgânicos reduz o risco de câncer?

Post original em Camelbak Training Club

Um estudo publicado na segunda-feira (22/10), na revista JAMA Internal Medicine (Journal of the American Medical Association) defende que sim, pessoas que se alimentam de comidas orgânicas reduzem em 25% o risco de câncer. A pesquisa analisou informações de aproximadamente 69.000 pessoas, sendo a maioria mulheres com mais de 40 anos.

Os voluntários foram divididos em quatro grupos, de acordo com a quantidade de refeições feitas por cada um com produtos orgânicos.

Durante o período de 4 anos e meio, foram registrados 1.340 casos de câncer entre os participantes, sendo o câncer de mama o mais frequente (459) seguido pelo câncer de próstata (180), câncer de pele (135), câncer colorretal (99) e linfomas não-Hodgkin (47). Foi notado que para as pessoas que declararam comer mais produtos orgânicos, o risco de câncer era 25% inferior se comparado aos que nunca comiam esse tipo de alimento.

Segundo os pesquisadores, a diminuição de risco de câncer, provavelmente, está associada à quantidade de agrotóxicos e pesticidas utilizados no cultivo convencional dos alimentos. Mas também ressaltam a importância de um conjunto de práticas para reduzir o risco da doença, como manter um peso normal, atividades físicas, um regime saudável e menos carne vermelha, estilo de vida provavelmente praticado pelos grupos da pesquisa que consomem mais alimentos orgânicos.

Caso você já consuma alimentos orgânicos ou está pensando em consumir mais, é importante lembrar que mesmo os alimentos orgânicos precisam ser higienizados com Clorin Salad. Justamente por serem cultivados sem o uso de agrotóxicos, esses alimentos são ainda mais suscetíveis à contaminação microbiana, seja pelo solo, pela colheita, transporte, etc.