4 DICAS PARA DORMIR BEM NO ACAMPAMENTO

ESCOLHA A BARRACA ADEQUADA

Existem várias marcas e modelos de barracas, mas é necessário escolher atentamente qual vai fazer parte do seu kit de camping, dependendo da atividade que irá realizar. Basicamente, existem 3 tipos de barraca:

BARRACA DE CAMPING

Normalmente tem o formato clássico de “iglu”, são barracas de tamanho médio para quem busca mais conforto, pode-se sentar dentro dela, cabe colchão inflável, a capacidade varia de 2 a 5 pessoas. Oferecem proteção à chuva e vento, porém não aguentam condições extremas, devido ao tamanho da superfície de contato e desenho da barraca, que não é tão aerodinâmico.
Indicada pra quem vai acampar num camping, chácara, praia ou trilha leve e não precisa se preocupar tanto com o peso e volume.

camping
BARRACA FAMILIAR

São aquelas barracas nas quais podemos ficar em pé, com divisões internas como quarto e sala, para quem vai acampar em várias pessoas ou passar um período maior acampado e precisa de espaço para mesa, cadeiras, fogão, etc. Devido ao seu tamanho e peso, normalmente são usadas por quem vai acampar perto do carro, pois fica inviável carregar uma barraca dessas numa longa caminhada.

Oferece proteção à chuva e vento, porém não aguentam condições extremas devido ao seu tamanho e formato, mas justamente por isso têm uma boa estrutura. Precisam de um lugar amplo para serem montadas. A capacidade varia de 5 a 12 pessoas.

familiar
BARRACA TÉCNICA / DE MONTANHA

Com um desenho mais aerodinâmico para suportar maiores rajadas de vento, não são barracas que prezam pelo conforto, mas sim pela redução de peso e volume. Em algumas delas não é possível nem ficar sentado no seu interior, porém oferecem maior resistência à chuva e ao vento que os outros tipos de barraca e devido ao seu tamanho podem ser montadas praticamente em qualquer lugar.

 A capacidade é de 1 a 3 pessoas, indicada para quem vai acampar em montanhas e outras regiões que podem ter condições adversas de clima e não possuem uma ampla área de camping, ou para aventuras em geral que necessitam levar equipamentos com pouco peso e volume.

técnica

 

ATENÇÃO NA MONTAGEM DA BARRACA

Pode ser a melhor barraca de todas, mas se não for montada corretamente ainda podemos ter problemas com a chuva e o vento. Para que isso não aconteça, devemos nos atentar a alguns detalhes:

ESPAÇO ENTRE O TETO E O SOBRE-TETO

Existem barracas que tem apenas uma camada de material, mas essas não são indicadas para quem quer acampar sem passar perrengue, independente da atividade. As demais contam com uma camada que chamamos de “teto”, que normalmente é uma tela ou um material mais respirável, que junto com as varetas dá forma a barraca. Por cima dela vai a outra camada, chamada de “sobre-teto”, um material mais robusto que é a proteção externa da barraca, a parte impermeável.

É muito importante que ambas estejam bem esticadas e não encostem uma na outra, pois em uma chuva mesmo que a água não passe diretamente, pode condensar para o lado de dentro, gotejando e até molhando o interior da barraca. O ideal é que tenha um espaço de 4 dedos ou mais (pode variar dependendo do modelo) entre eles.

 

teto/sobre-teto

 

FIXAÇÃO

A fixação da barraca é de extrema importância, pois é ela que vai segurá-la em caso de ventos fortes, além de manter as camadas bem esticadas, complementando o item anterior.

Para isso, devemos posicionar as estacas (specs) em 45º opostos a barraca, esticando bem o material e fixando no chão, tomando cuidado para que todos os pontos de fixação fiquem na mesma distância, sem puxar demais um dos lados fazendo com que a barraca fique torta.

Algumas barracas também tem cordeletes que devem ser presos com as estacas, mantendo a corda bem tensionada para complementar a fixação.

 

fixação

 

ACHE O LOCAL CERTO PARA ARMAR A BARRACA

Seja num camping, numa montanha ou em qualquer outro local onde você vai acampar, é muito importante que você escolha um lugar adequado para colocar a barraca. Para isso, devemos prestar atenção em alguns pontos:

ELEVAÇÃO DO TERRENO

Dormir num local inclinado vai fazer com que você role para um dos lados da barraca, atrapalhando o sono. Então é bom montá-la no mais plano possível.

OBJETOS EMBAIXO DA BARRACA

Na hora de montar, deixar o local o mais “limpo” possível, retirando galhos, pedras, espinhos, etc. Pois isso além de incomodar na hora de deitar, também pode danificar o chão da barraca.

DIREÇÃO DO VENTO

Esse ponto é mais importante para quem vai acampar em lugares muito expostos, como em cumes de montanha. É interessante detectar a direção de onde vem o vento e a chuva e posicionar a barraca da melhor forma que “corte” o vento (isso varia para cada modelo).

 

FIQUE ATENTO AO CONFORTO TÉRMICO

Agora que a barraca está montada corretamente e você está protegido dos fatores externos, é importante manter-se numa temperatura agradável para dormir, o que varia muito dependendo do local onde for acampar, mas os itens necessários são os mesmos:

ISOLANTE TÉRMICO / COLCHÃO

Esse é o item que vai substituir a sua cama/colchão de casa. No caso de quem vai acampar sem se preocupar com o peso, o colchão inflável é uma boa opção, desde que seja bem resistente para que não te deixe na mão durante a noite. Já para quem precisa economizar no peso, os “isolantes térmicos” são uma boa pedida.

Em ambos os casos, é importante isolar a umidade e o frio que vem do chão da barraca, que está em contato direto com o solo. Existem vários modelos de isolantes, alguns apenas em E.V.A, outros com camadas de isolamento em alumínio e/ou ar, que também funciona como isolamento térmico.

Além disso, esse é o equipamento que vai lhe proporcionar um pouco mais de conforto em relação a sentir o contato direto com o chão, mesmo que seja um isolante fino (as vezes menos de 1 cm).

SACO DE DORMIR

Esse é o item que vai substituir o seu cobertor de casa. É responsável por manter a sua temperatura, impedindo o calor gerado pelo corpo de se dissipar. Existem modelos de sacos de dormir para diversas temperaturas, o que varia é quantidade de enchimento e o material usado, que pode torná-lo mais eficaz e variar o peso e volume do equipamento.

É importante escolher um saco de dormir que se encaixe na temperatura do local onde escolheu acampar, para que não passe frio nem calor durante a noite.